A importância da imunização

Você sabia que existe um Dia Nacional da Imunização?


Segundo o site do Ministério da Saúde, esse dia tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções.


Nosso país é referência nessa questão, tendo um Programa Nacional de Imunizações (PNI) com um total de 19 vacinas oferecidas na rotina de imunização. Com isso, já conseguimos erradicar varíola e poliomelite, além de controlar a transmissão de outras doenças. A importância da vacinação se mostrou também durante a pandemia, já que com a ampla vacinação contra o vírus SARS-COV-2, causador da Covid-19, agora temos números menores de internações e falecimentos pela doença.


O Ministério da saúde afirma que as vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício. Em nosso país, as vacinas são oferecidas desde os recém nascidos e é importante que os adultos também se mantenham em dia com o calendário de imunização. 


Então procure sua carteirinha e se estiver com alguma vacina atrasada vá até o Posto de Saúde mais próximo, a imunização contribui não apenas para a saúde individual, mas também coletiva!