Você sabe o que a Conjuração Mineira tem a ver com a Ordem DeMolay?

Hoje, 21 de abril, comemoramos o Dia de Tiradentes, o insurgente mineiro considerado o mártir da independência brasileira.


Tiradentes era o apelido do alferes (e também dentista) Joaquim José da Silva Xavier, participante de um dos principais movimentos que contestavam o poder que a Coroa Portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Conjuração Mineira. 


Articulada entre os anos de 1788 e 1789, a revolta foi permeada por ideais retirados do Iluminismo - corrente filosófica regeu todas as grandes revoluções do século XVIII, como a Revolução Francesa, lutando contra o poder absoluto dos reis e propondo novos ideais de liberdade.


Esse movimento intelectual inspirou e inspira até hoje os princípios basilares da maçonaria moderna e, consequentemente, de suas organizações patrocinadas, como é o caso da nossa querida Ordem DeMolay!


Muitos historiadores destacam a importância da maçonaria para o desenvolvimento da Conjuração Mineira, tendo sido ela responsável por aglutinar pessoas e ideias e por articular a intelectualidade e a bravura de seus idealizadores, em sua maioria maçons que se reuniam disfarçadamente em suas residências.


Os inconfidentes liderados por Tiradentes e por outros membros da elite mineira foram delatados por alguns de seus membros e todos os revoltosos foram presos. Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, seu corpo foi esquartejado e sua cabeça foi exposta na principal praça da cidade de Ouro Preto como um símbolo da vitória da Coroa Portuguesa sobre a revolta.